| Imagem: Bete Data: 16-03-2011 |
É muito prazeroso treinar no Clube Onodera porque as pessoas são comprometidas com os treinos e, além disso as amizades são bem saudáveis. Temos também a oportunidade de contemplar o paisagismo lindo do Parque, toda a movimentação de qualidade de vida enquanto corremos na esteira, ou pedalamos no Bike, ou quando fazemos o uso de outros aparelhos. É maravilhoso!
O Clube foi Fundado em 1979 por Ikuo Onodera, técnico da seleção brasileira de judô nos Jogos Pan - americanos de 1975 e 1995 e nas Olimpíadas de 1976.Inicialmente esse Clube foi criado para treinos de Judô, porém atendendo a demanda da região, a Onodera Club foi crescendo e se aprimorando ao longo dos anos e hoje conta com um mix de atividades para toda a família.( mais de 30 modalidades entre ginásticas, natação, hidroginástica, yoga, pilates, dança de salão, dança do ventre, lutas, etc
Nascido em Wakayanagi, na província de Miyagi, na região centro - norte do Japão, "sensei" Onodera não demorou muito tempo para mostrar o que sabia e ganhar o respeito dos judocas brasileiros e de seus compatriotas que já viviam no país.
Quando morreu, no inicio de 2003, aos 63 anos de idade o Professor IKUO ONODERA, exibia um currículo vitorioso no judô.
O Professor IKUO ONODERA, cumpriu também fundamental papel político no meio do judô. Foi um importante intermediário entre o judô nacional e do Japão, onde gozava de imenso prestígio.
Professor IKUO ONODERA proporcionou a várias gerações de judocas a oportunidade de treinar no Japão fato que resultou na melhoria técnica da modalidade no Brasil.
Além de suas atuações junto à Federação Paulista de Judô e Confederação Brasileira de Judô, Professor IKUO ONODERA foi também diretor técnico da União Pan-Americana de Judô.
Pessoa dotada de enorme bondade, o Professor IKUO ONODERA foi um dos poucos a apoiar os judocas da elite nacional quando os atletas da seleção principal do Brasil e outros romperam com a Confederação Brasileira de Judô em 1989.
Naquela ocasião, o Professor IKUO ONODERA providênciou para boa parte dos atletas, uma histórica excursão ao Japão para mantê-los em atividade e para que pudessem experimentar o prestígio que a modalidade havia conquistado no país natal do Judô.
O Professor IKUO ONODERA adquiriu hábitos nacionais sem abdicar dos costumes da terra natal, foi cultivador de muitos amigos.
Dirigente da Associação Miyagi Kenjin-kai do Brasil sua morte deixou uma enorme lacuna na comunidade japonesa no Brasil e no judô brasileiro e do Mundo.
Ikuo Onodera foi casado com Edna Maria Onodera, com quem teve duas filhas e dois filhos.
Fontes de pesquisa: onoderaclub.com.br/academia/