quarta-feira, 23 de março de 2011

RÁDIO TAISSÔ FOI PARA MAIRIPORÃ EM 12-03-2011

http://www.cliquemairipora.com.br/
ALDEIA PITORESCA, CIDADE BONITA, OU MAIRIPORÃ
FOTO DE 19-03-2007
UMA CIDADE COM HISTÓRIA, uma cidade bem localizada, uma cidade com belezas naturais, e privilegiada pela mata atlântica, bacia hidrográfica, fauna, flora. Enfim, abençoada. Uma cidade que tem tudo para ser como nasceu “ALDEIA PITORESCA”.
Em sua evolução, a área de Mairiporã, inicialmente chamada de Juqueri (palavra tupi guarani que designa a planta leguminosa conhecida como Dormideira). O povoado surgiu em meados do século XVll, em torno da Capela de Nossa Senhora do Desterro, erguida por Antonio de Souza Del Mundo. Em 1696 o povoado foi elevado à categoria de Vila de Nossa Senhora do Desterro de Juqueri. Em 1783 passou a ser Paróquia, a capela transformou-se em Igreja e passou por diversas modificações. No século XVlll, a Vila de Nossa Senhora do Desterro de Juqueri passou a ser fonte de produtos agrícolas para São Paulo, chegando a produzir algodão e vinho para exportação.Juqueri passou a ser município por meio da Lei Provincial n. 67, de 27 de março de 1889. Em 1898, o governo do Estado inaugurou o Hospital-colônia de Juqueri para doentes mentais, dirigido pelo médico Franco da Rocha. A associação do nome Juqueri ao hospital, causou confusão na entrega de correspondências e desconforo entre os juquerienses, assim criou-se um movimento para mudar o nome do município. Em 1948 o prefeito Bento de Oliveira solicitou à Assembléia Legislativa autorização para a mudança. Na ocasião, o deputado Ulisses Guimarães apoiou o pedido e pronunciou a célebre frase: ´´Juqueri, terra de loucos. Loucos por cidadania´´No dia 24 de dezembro daquele ano (1948) foi aprovada a lei 233, permitindo a mudança do nome do município. O nome Mairiporã, de origem tupi-guarani, foi sugerido pelo jornalista e poeta Araújo Jorge, significando precisamente cidade (mairi) bonita (porã). Assim, a cidade é conhecida como Aldeia Pitoresca.
Mas, ainda antes de mudar o nome para Mairiporã, em 1913, as primeiras dez famílias imigrantes japonesas chegaram, lideradas por Akimura, natural de kumano. A colônia japonesa de Mairiporã é uma das mais antigas do Brasil, juntamente com as colônias de Cerqueira César e Iguape. Essas famílias deram um novo impulso à cidade, principalmente no setor da agricultura.Em outubro de 1913, Choju Akimura e outras 9 famílias teriam adquirido lotes de terra em Juqueri. Anos mais tarde, foi estabelecida a Cooperativa Agricola do Juqueri, que nos pós-guerra transformou-se em principal reduto da imponente Cooperativa Agrícola Sul-Brasil.Nos anos seguintes, centenas de outras famílias chegaram a Juqueri.
Na década de 50, Mairiporã é marcada pela vinda da Companhia Cinematográfica Multi filmes, dirigida pelo cineasta Mário Civelli. Hoje ainda existem barracões da companhia, onde foi rodado o primeiro filme colorido no Brasil.
Com a implantação da Rodovia Fernão Dias, ligação de São Paulo para Minas Gerais, houve uma redescoberta e valorização intensa de Mairiporã, em razão de atributos naturais da região para abrigar residências secundárias de alto padrão ( lazer;recreio) e posteriormente para moradia fixa.
Fonte de consulta: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário